Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inauguração Ponte General Rodrigo Octávio - Estirão do Equador/AM
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Inauguração Ponte General Rodrigo Octávio - Estirão do Equador/AM

  • Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2016, 17h35
  • Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 18h41

Estirão do Equador (AM) – No dia 21 de novembro de 2016, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a inauguração da Ponte General Rodrigo Octávio, no Estirão do Equador/AM.

A obra de arte, semipermanente, de 101 metros de comprimento e capacidade de 15 toneladas, foi construída sobre o Igarapé Serraria pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção - Batalhão Simón Bolívar (6º BEC). A ponte permite o tráfego na estrada que liga a pista de pouso da Comissão de Aeroportos da Amazônia – COMARA à comunidade de Estirão do Equador, onde está localizado o 4º Pelotão Especial de Fronteira/8º Batalhão de Infantaria de Selva, facilitando, assim, sobremaneira o fluxo logístico naquela região, que antes permanecia isolada e era acessada somente via fluvial.

57

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante Militar da Amazônia, General de Exército R/1 Renato Joaquim Ferrarezi, General de Exército R/1 Ítalo Fortes Avena, General de Brigada Ênio Machado Martins Júnior, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Daniel de Almeida Dantas, Diretor de Obras de Cooperação, General de Brigada Marcos José Pupin, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Paulo Roberto Viana Rabelo, Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada R/1 Milton Boratto Viana e Comandantes de Organizações Militares do CMA.

55

O 6º BEC superou diversas dificuldades desde o planejamento, as condições isoladas do local, a logística do transporte de 750 toneladas de material pelos rios da Amazônia, bem como a execução da Operação Estirão do Equador, que teve a duração de 7 meses, enfrentando condições meteorológicas e climáticas adversas da região, a malária, o longo afastamento dos familiares, dentre outras. O desafio foi vencido pelo espírito do soldado engenheiro da Amazônia, discípulos do insigne General Rodrigo Octávio, exemplo de soldado para todos os militares que ali labutaram, consagrado na lapidar frase de sua autoria: “Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquistá-la e mantê-la”.

 


51  52 53 60 54   56  59  61 62

Fotos:
Sgt Carlos - CMA
Cb Emerson - 2º Gpt E
Sd Chagas - 6º BEC
registrado em:
Fim do conteúdo da página